Comércio eletrônico abre 2021 com alta nas vendas e faturamento cresce 61,86%

por Redação Beonly
11 de março de 2021

O ano de 2021 começou animador para o e-commerce brasileiro. De acordo com o Índice MCC-ENET, da Neotrust | Movimento Compre & Confie, em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net), as vendas online em janeiro aumentaram 45,17% na comparação com o mesmo mês de 2020, enquanto o faturamento alcançou uma alta de 61,82% no mesmo período.

O primeiro levamento do e-commerce em 2021, divulgado em março, aponta ainda que, no acumulado dos últimos 12 meses, o crescimento nas vendas online foi de 68,15%. Na divisão das vendas online por região, o Nordeste lidera com ampla margem sobre as demais:

📌 Nordeste (72,76%)

📌 Norte (52,39%)

📌 Sul (50,15%)

📌 Centro-Oeste (49,51%)

📌 Sudeste (38,45%).

Já o faturamento, no acumulado dos últimos 12 meses, a alta do faturamento do e-commerce brasileiro foi de 87,65%.

 

Tendência de alta do e-commerce em 2021

 

Nos próximos meses, a tendência será de alta, avaliam os especialistas responsáveis pelo índice. Isso porque as compras online se tornaram um hábito dos consumidores brasileiros por causa da pandemia do coronavírus.

Como exemplo desta expansão, no trimestre de outubro a dezembro de 2020, 18,4% dos internautas brasileiros realizaram ao menos uma compra online. O desafio para 2021 está em saber qual estratégia usar para atrair e cativar esse cliente – e aqui a Personalização sai na frente.

 

Como é feito o Índice MCC-ENET

 

Os índices mensais vêm da comparação dos dados do último mês vigente em relação ao período base (média de 2017). Para compor o índice, o Neotrust | Compre & Confie coleta 100% de todas as vendas reais de grande parte do mercado de e-commerce brasileiro, utilizando adicionalmente processos estatísticos para composição das informações do mercado total do comércio eletrônico brasileiro.

Também são utilizadas informações dos indicadores econômicos nacionais do IBGE, IPEA e FGV. Não estão contabilizados no MCC-ENET dados dos sites MercadoLivre, OLX e Webmotors, além do setor de viagens e turismo, anúncios e aplicativos de transportes e alimentação, pois ainda não são monitorados pela Neotrust | Movimento Compre & Confie.

Experimente o BEONLY na sua loja virtual

teste