Depois dos resultados históricos da Black Friday, o e-commerce brasileiro vive agora a expectativa pelas vendas de Natal. Ao contrário do que muitos esperavam, a pandemia do coronavírus ainda é uma realidade, com números em alta, e por isso as comemorações natalinas não serão como nos outros anos. O e-commerce, a exemplo de todo 2020, também agora irá se beneficiar da mudança de hábito dos consumidores que estão preferindo as compras online em vez das compras em lojas físicas por causa da Covid-19.
Um novo estudo da agência Conversion indica justamente isso: a expectativa é que, pela primeira vez, as vendas natalinas sejam maiores no e-commerce do que no comércio de rua e de shopping centers. Confira os principais dados.
Como serão as vendas de Natal
🎄 83% dos entrevistados pretendem presentear alguém.
🎄 17% não darão presentes.
🎄 41,3 pretendem gastar menos que no Natal de 2019.
🎄 23,6% pretendem gastar mais com presentes neste ano.
🎅 31,94% afirmaram que faram as compras natalinas em lojas virtuais.
🎄 22,53% responderam que compraram em aplicativos de lojas e marcas.
🎄 19,25% disseram preferir comprar em shopping centers, enquanto 18,77% afirmaram que compraram no comércio de rua.
🎄 23,71% declaram que a pandemia é o principal motivo para optar pelo e-commerce, seguido por preço (20,56%), comodidade (17,50%) e frete grátis (15,92%).
🎄 48,3% dos brasileiros pretendem gastar menos de R$ 300,00 em todos os presentes de Natal.
🎄 12% pretendem presentar acima de mil reais.
Sobre o estudo
A pesquisa da agência Conversion, por meio de questionário com perguntas fechadas, foi realizada no dia 12 de dezembro de 2020, com 1.068 brasileiros acima de 16 anos, via Internet, com dados ponderados, dos quais 886 afirmam ter comprado ou que irão realizar compras no Natal deste ano. O nível de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 3%.