Pesquisa aponta mais uma vez: loja virtual que não investe em SEO fica para trás, literalmente!

por Redação Beonly
16 de abril de 2021

Como vai o SEO do seu e-commerce? Sua equipe tem se preocupado em monitorar a otimização do site e dos conteúdos, além do ranqueamento no Google para as principais palavras-chave e áreas do seu negócio?

Como já destacamos no blog do Beonly, SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca) é um diferencial competitivo para atrair visitantes para sua loja virtual. E quem ainda duvida, uma nova pesquisa, agora com 3.300 usuários de seis países da América Latina, entre os quais o Brasil, reforça mais uma vez: quem não investe em ações pensando em “encontrabilidade” e nos resultados das buscas fica para trás, literalmente.

Quer saber por quê?

45% dos consumidores latino-americanos não clicam além da primeira página de resultados

O relatório “Cenário de SEO na América Latina”, encomendado pela Sherlock Communications, em cima da explosão do e-commerce por causa da pandemia do coronavírus, traz como um dos seus principais dados que 45% dos latino-americanos, quando estão no Google pesquisando por algum produto, não passam da primeira página.

Ou seja, dão preferência para clicar nos links que aparecem nas primeiras posições, independentemente do tipo e do valor do produto – pode ser uma smartv de última geração ou uma simples pizza.  E entre os muitos fatores que ajudam a posicionar um link na primeira página de resultados nas buscas do Google está o uso de técnicas de SEO.

E tem mais:

🔎 18% em toda a região afirmaram que olham apenas os três primeiros resultados que aparecem ao fazer compras online.

🔎 64% disseram que nunca iriam além das três primeiras páginas de resultados do mecanismo de pesquisa, independentemente do que estavam comprando.

🔎 42% disseram aceitar a primeira resposta que aparece na tela, conhecida como “pesquisa de clique zero”, em que os mecanismos de pesquisa fornecem uma resposta a uma consulta sem que o usuário clique em qualquer site de terceiros.

🔎 Argentinos (47%) e brasileiros (45%) são os mais propensos a aceitar os resultados oferecidos pelo Google.

Confiança e avaliações

O levantamento traz ainda dados que servem se insights para que as empresas do varejo online deem atenção para as informações que publicam em seus sites, além de acompanhar também avaliações e comentários sobre a experiência de seus consumidores.

Veja os dados:

👉 Entre os entrevistados dos seis países, o conteúdo dos sites das empresas foi visto como a fonte de informação mais confiável ao se pesquisar para fazer uma compra online. Destaque para os consumidores colombianos, peruanos e mexicanos que obtiveram os maiores percentuais em termos de confiança no conteúdo institucional (90%, 89% e 88%, respectivamente). Entre os brasileiros o percentual é de 48%.

👉 69% dos latino-americanos disseram confiar nos chamados “sites de reviews”, sendo que entre os brasileiros o percentual é maior, de 89%.

Sobre relatório “Cenário de SEO na América Latina”

O relatório “Cenário de SEO na América Latina” destaca as principais mudanças na América Latina, em termos de e-commerce e comportamento do consumidor, mas também no que se refere à penetração em mobile e downloads de aplicativos (e receita associada).

Os dados e análises são baseados em uma pesquisa realizada em fevereiro de 2021 com pessoas residentes na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru.

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