Em abril de 2022, a pesquisa Webshoppers da consultoria NielsenIQ|Ebit, a partir de dados de 2021, já havia apontado a liderança nas compras online dos consumidores com mais de 50 anos. Agora, outro levantamento, desta vez da consultoria Neotrust, reafirma o hábito de consumo pela internet dos brasileiros cinquentões.
De acordo com os dados, nos últimos três anos, mais que dobrou o número de pedidos em e-commerce feitos por consumidores com idade acima dos 50 anos, chegando a 49,5 milhões de compras e uma participação de mercado de 18,57% no ano passado.
O faturamento a partir das compras dos cinquentões também registrou alta em 2021: 27% em comparação a 2020, chegando a R$ 29,5 bilhões.
Segmentos preferidos
O levantamento da Neotrust indica também quais são os segmentos preferidos pelos consumidores da chamada meia-idade. São eles:
- Beleza, perfumaria e saúde;
- Moda e acessões;
- Artigos para casa;
- Móveis, construção e decoração; e
- Entretenimento.
Entre os cinco, a consultoria destaca o de Beleza, perfumaria e saúde que lidera o ranking pela primeira vez. Desde 2021, o primeiro lugar era do segmento de Moda e acessórios.
O levantamento aponta ainda que entre os consumidores dessa faixa etária, os cinco segmentamos de maior faturamento no e-commerce foram, pela ordem:
- Telefonia;
- Eletrodomésticos;
- Eletrônicos;
- Informática; e
- Moda e acessórios.
Como era antes da pandemia
Segundo a Neotrust, a participação dos consumidores com mais de 50 anos no varejo online ficou mais expressiva a partir da pandemia. De acordo com a consultoria, em 2019, o faturamento do comércio eletrônico com o público acima dos 50 foi de R$ 12,6 bilhões – R$ 16,9 bilhões a menos que o total registrado em 2021.
O ticket médio também aumento, passando de R$ 590,30 em 2020 para R$ 596,90 em 2021, e tendo o cartão de crédito como principal meio de pagamento entre esses consumidores, representando 76,5% dos pedidos em 2021.
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