As reportagens e artigos que destacam as tendências do e-commerce para 2021 trazem algo em comum: citam a importância da loja virtual oferecer uma experiência personalizada para seu consumidor. Ou seja, a personalização é apontada com uma ação estratégica necessária para criar uma relação diferenciada com o consumidor ao apresentar produtos e ofertas vinculadas aos seus desejos e interesses.
Em artigo sobre a busca por uma experiência ideal no comércio eletrônico, Stella Guillaumon, gerente-geral da plataforma de e-commerce Magento, aponta a personalização da jornada de compra como um fator importante na relação loja-consumidor. Escreve Stella:
“Tecnologias como inteligência artificial, quando integradas e desenvolvidas para o e-commerce, tornam a experiência do consumidor melhor, trazendo produtos e páginas customizadas, além de funcionalidades como busca por imagem ou por voz”.
Já Fernando Lunardini, diretor-executivo da consultoria Boston Consulting Group (BCG) no Brasil, justifica a importância da experiência personalizada como reflexo de uma mudança na forma como o e-commerce se apresenta para o consumidor.
“Até pouco tempo, os e-commerces eram apenas um lugar para realizar transações unidirecionais. Agora, precisamos aprender a usar essas plataformas para iniciar uma conversa com nossos clientes”, diz ele em reportagem do site Consumidor Moderno sobre a necessidade de humanizar a experiência digital do consumidor.
Mas que outros fatores explicam a menção recorrente da personalização como uma das principais tendências do e-commerce?
“Surpresa” – Cada vez mais o visitante da loja virtual já espera ser “surpreendido” com o envio de ofertas personalizadas ou com a exibição de sugestões de produtos sobre os quais ele tem interesse. Isso tornou-se um facilitador para converter a visita em venda.
Vitrine “viva” – O modelo de vitrine única e estática tende a cair em desuso pela vantagem proporcionada pela personalização de exibir diferentes áreas ou telas de produtos a partir das informações geradas pela interação do visitante dentro do site.
Mais vendas – A partir da personalização, a loja consegue obter informações que ajudam a otimizar o estoque. Ou seja, produtos podem ter novos ciclos de vendas a partir da criação de vitrines personalizadas.
Estímulos certeiros – Especialmente com base nos dados gerados pela interação (cliques em banners, acessos a áreas promocionais…), a loja poderá analisar e testar formatos e linguagens e, assim, além de identificar o que realmente estimula a compra, otimizar seus investimentos.
Produtos complementares – Conhecendo o perfil do visitante, a loja pode estabelecer a conversa citada pelo consultor Fernando Lunardini, mencionado acima, e oferecer produtos complementares para desta forma estimular mais vendas pela associação de interesses e histórico de navegação e interação.
Clientes Beonly obtém resultados da personalização na prática
Para os clientes BEONLY, mais do que uma tendência em expansão, a personalização no e-commerce já é uma realidade. E que pode ser comprovada na prática com aumento na taxa de conversão, maior tempo médio de permanência no site, queda na taxa de abandono de carrinho e aumento no ROI (Retorno sobre Investimento), entre outros indicadores.
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