Consumo online no Brasil: Motivos para desistência da compra

por Redação Beonly
3 de junho de 2021

91% dos brasileiros realizaram alguma compra pela internet nos últimos 12 meses. É o que aponta a pesquisa “Consumo Online no Brasil”, da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offer Wise Pesquisas.

O percentual reflete os efeitos da pandemia do coronavírus, mas representa uma alta de 5% em comparação com 2019 – o que indica também um avanço no comportamento do consumidor digital. Além disso, a frequência média de compras no período pesquisado aumentou de 7 para 8,5 vezes.

Comentando os dados da pesquisa, o presidente da CNDL, José César da Costa, destaca justamente que o varejo brasileiro já vinha se adaptando a nova realidade do consumo online, mas a pandemia representou uma verdadeira revolução no setor.

“Até mesmo aquele pequeno comércio teve que se adequar e passou a vender por meio das redes sociais e WhatsApp. Enquanto isso, as grandes lojas investiram em sites mais rápidos e em aplicativos”.

Dados em destaque

A coleta de dados ocorreu de forma online entre os dias 30 de março e 7 de abril de 2021 e considerou as informações de 958 entrevistados entre homens e mulheres maiores de 18 anos e todas as classes econômicas.

Entre outros dados, a pesquisa CDNL/SPC Brasil apontou também que a maioria dos entrevistados (87%) disse preferir o smartphone para as compras, sendo que neste total há uma predominância do público feminino (90%) e dos jovens entre 18 e 34 anos (93%). E em termos de setores em alta, destaque para delivery de comida (de 30% em 2019 para 55% em 2021) e supermercados (de 9% em 2019 para 30% em 2021).

Mas além de apontar dados que atestam o desempenho do e-commerce, a pesquisa também quis saber mais sobre o comportamento do consumidor no momento da compra pela internet. Por exemplo, 43% dos entrevistados disseram que desistiram de alguma compra online nos últimos 3 meses, sendo que o valor de taxas e frete lidera a lista de motivos para a desistência. Confira:

Motivos para desistir de uma compra pela internet

😔 O custo de taxas e/ou do frete encarecer demais a compra – 52%

😔 O valor final da compra estar diferente do anúncio do produto no momento do pagamento – 41,4%

😔 Suspeita de fraude ou propaganda enganosa – 40,6%

😔 O preço estar elevado – 39,4%

😔 O prazo de entrega demorado – 35,2%

😔 O site demorar a carregar, travar ou estar muito lento – 29,4%

😔 Não ter as opções de pagamento que desejo – 28,9%

😔 Muitas etapas para finalizar a compra / formulários longos – 26,1%

😔 Receio do produto não ser igual a foto/desconfiar da qualidade ou procedência do produto – 24,4%

😔 Não ter certeza se precisa fazer a compra – 15,6%

😔 O site/aplicativo ter muitas propagandas/banners, etc. – 13,4%

😔 Outros – 0,6%

A pesquisa completa está no site da CNDL.

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