Maximize sua receita: como Upsell e Crossell podem ajudar

por Redação Beonly
19 de outubro de 2023

Já ouviu essa palavrinha mágica, CAC? É bom que tenha ouvido, é fundamental que entenda.

CAC. Esse termo tão pequenino carrega uma importância gigantesca para nosso mundo de vendas, porque ele define o Custo de Aquisição do Cliente. Em termos práticos: quanto você gastou para concretizar aquela venda?

Custe o que custar? Não exatamente. Se o seu CAC for mais inflado, vai precisar de mais esforço e recursos para fechar negócio. Por vezes, o valor do CAC pode até tornar a venda inviável! No universo do e-commerce, custos com frete e baixas taxas de conversão tornam-se adversários na batalha contra um alto CAC.

E agora que já falamos sobre o preço para vender, vamos jogar juntos? Imagine: não importa se o cliente compra uma ou duas camisetas, os custos serão os mesmos, mas suas margens… Ah, as margens mudam! Interessante, não?

Ampliar o ticket médio é a peça-chave para ajustar seu CAC, otimizando as tais margens. Para essa conquista, temos dois grandes aliados: as estratégias de Crossell e Upsell.

Para refrescarmos a memória: Crossell é a venda cruzada. Basicamente é maximizar as vendas com itens complementares ao usuário e Upsell é o upgrade da compra, vendendo um combo em vez de um único produto e aproveitando o frete.

Dicas quentinhas para Crossell?

A Página do Produto é território chave para implementação das estratégias de Crossell capazes de aumentar o ticket médio. Recomendar itens relacionados aumenta a compra do cliente. Vale misturar peças complementares (camiseta e calças, por exemplo) ou itens de um mesmo personagem, e a lista continua…

Já o Carrinho de Compras tem que ser pensado estrategicamente, porém mais vinculado ao impulso do que à consideração. Sim, estamos falando dessa fila do caixa onde sempre pinta um chocolate extra. O importante aqui é não complicar a decisão de compra já tomada – ofereça opções baratas com margens atrativas para você.

Aqui também cabem estratégias de Upsell: oportunidades como “leve 3 pague 2” podem otimizar sua venda e satisfazer seu cliente simultaneamente.

Exemplos? Vamos lá:

  • Leve 3 ao invés de 1 e aproveite o frete.
  • Compre mais de um item da mesma marca e ganhe um brinde.
  • No segundo item da mesma categoria, 50% off no menor preço.
  • Opte pelo combo e economize.

Cuidado com Upsell no carrinho: uma oferta mal calculada pode fazer o cliente voltar da decisão de compra.

Finalmente, lembre-se: nada reduz tanto o CAC quanto preparar-se para vender várias vezes para o mesmo cliente. Afinal de contas, depois da primeira venda, os custos associados ao usuário já foram cobertos. Então, está com seu CRM em ordem para começar essa relação altamente lucrativa? 🧐

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