O ano é 2022 e o momento do comércio eletrônico é de expansão com a chegada de novos consumidores e a abertura de novas lojas online, a maioria lojas físicas que se viram obrigadas a migrar para a internet por causa das restrições mais rígidas lá no início da pandemia do coronavírus.
Para estes lojistas, mesmo que venham obtendo resultados positivos de suas operações, ainda é tempo de aprender mais e buscar algo fundamental para compreender de fato as necessidades e as possibilidades para vender mais no e-commerce: a maturidade digital.
O que é maturidade digital e como se aplica ao e-commerce?
A maturidade digital pode abranger tanto o empreendedor quanto a empresa. E está relacionada não só nível de conhecimento a respeito de uma operação na internet, mas também uma compreensão muito clara sobre todas as demandas e rotinas que são necessárias a cada novo passo a ser dado – sempre levando em conta se a empresa está preparada para dar esses passos.
Não é caso de se tornar um expert, mas é aquele cuidado de saber o que quer, saber o que perguntar, saber o que pedir, saber o que comprar. Dá para dizer que ter maturidade digital é a capacidade de tomar as melhores decisões. E isso evita muitos contratempos e até prejuízos.
Há empresas que erram, por desconhecimento e falta de atenção aos “detalhes”, na construção de seus sites de vendas. Escolhem mal fornecedores, plataformas, sistemas de pagamento e acabam com um “abacaxi” na mão – e pior, ficam dependentes do contratado para tentar fazer ajustes e correções.
Se falta maturidade digital, pode sobrar ansiedade. Nesse caso, a tendência é que o e-commerce coloque o carro na frente dos bois em diferentes situações. Por exemplo, investe em marketing digital, mas sem uma análise mais detalhada dos canais que possui. Não observa itens como responsividade do site ou otimização para os mecanismos de buscas online.
E por falar em análise, outro sinal de falta de maturidade digital surge quando dados de acessos ao site são deixados de lado e não são alvo de um estudo mais minucioso.
O foco fica na movimentação do caixa, enquanto as informações geradas pelo Google Analytics passam batidas, quando, na verdade, podem definir ajuste na configuração do site, na montagem de vitrines e chamadas mais atraentes e na valorização de produtos que levam mais visitantes à loja. E mais do que isso: podem ajudar a proporcionar uma experiência personalizada ao visitante.
Por isso, anote: se ignorar os dados de audiência do site é algo que você faz, atenção: está faltando maturidade digital.
Sugestão de leitura para medir a maturidade digital do seu negócio
Interesse e uma rotina de busca por informações ajudam a desenvolver a maturidade digital do e-commerce. Mas é possível aprofundar o processo a partir das dicas reunidas pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing). São quatro passos criados a partir do Índice de Maturidade Digital (IMD), criado pela instituição após workshops e análises de estudos de casos com empresas de diversos mercados. Saiba mais.