Como o consumidor brasileiro se comporta diante das ofertas da Black Friday? Compra por impulso? Pesquisa com antecedência? É seletivo na escolha do que comprar? Ou espera a data passar e comprar nos dias seguintes para obter descontos mais atrativos?
Algumas das respostas para essas perguntas estão no estudo “Black Friday 2021”, realizado pela unidade de pesquisa da área de publicidade do UOL. O objetivo foi mapear as intenções de compra do brasileiro para a data mais quente do varejo, principalmente do e-commerce, que este ano acontece no dia 26 de novembro.
Confira uma seleção dos principais dados levantados pelo UOL.
Pesquisa com antecedência para comprar na Black Friday
Nove em cada dez brasileiros (92%) pesquisa preços de produtos e serviços antes de comprar na Black Friday. De acordo com o estudo, 57% dos entrevistados disseram pesquisa dois meses ou mais antes da data, enquanto 21% responderam que fazem com um mês apenas.
Dica do Beonly: Se a pesquisa é feita com antecedência, isso significa que a campanha da Black Friday também pode e deve ser antecipada. Comece lembrando o que não pode faltar para ter sucesso de vendas na data, como o blog do Beonly já destacou.
Intenção de compra na Black Friday
O estudo do UOL aponta que a intenção de compra para a Black Friday 2021 se mantém estável em comparação com a edição de 2020. No total, 67% dos entrevistados pretendem comprar na edição deste ano.
Entre os que disseram ter comprado na Black Friday do ano passado, o percentual de aproveitar os descontos este ano sobe para 89%.
Dica do Beonly: O índice de intenção de compra de quem comprou em 2020 é outra razão para a loja virtual estruturar sua estratégia e colocar sua campanha na rua, explorando sua base de clientes e chamando-os para a Black Friday 2021.
O que influencia a compra na Black Friday
A Black Friday chama a atenção pelos preços promocionais. Mas não é só o preço que influencia a compra. De acordo com o estudo do UOL, os fatores decisivos para o cliente fechar o pedido são, além do preço, valor do frete ou frete grátis (55%), prazo de entrega (29%), credibilidade ou segurança ou site ou aplicativo (27%), cashback (25%) e facilidade no pagamento (24%).
Dica do Beonly: Além de uma avaliação sobre os fatores apontados pelo estudo do UOL, leve em conta também as reclamações que o e-commerce recebeu em 2020. Isso pode indicar melhorias, corrigir erros, mas também servir de inspiração para ações criativas que possam surpreender e conquistar o cliente.
Compras da Black Friday pela internet
De acordo com o estudo, entre os que pretendem comprar na Black Friday 2021, 47% compraram apenas pela internet, um percentual 6% maior que o de 2020. Já os que disseram preferir comprar em lojas físicas somaram 15% dos entrevistados, enquanto 38% afirmaram que comprarão tanto online quanto presencialmente.
Além disso, o UOL também apontou que a frequência de compras pela internet de um modo geral (independentemente das datas comerciais) aumentou por causa da pandemia do coronavírus. Foi o que disseram 53% dos entrevistados. E 75% dos participantes do estudo afirmaram que manterão a atual frequência de compras em e-commerces.
Dica do Beonly: O bom momento do comércio eletrônico não pode ser desperdiçado. Por isso, os dados reforçam a importância de aplicar boas práticas no e-commerce e corrigir possíveis falhas que prejudiquem a experiência do cliente durante sua visita e que costumam atrapalhar a conversão em vendas.
Personalização na Black Friday: cases de sucesso de clientes Beonly
Você sabia?
Na Black Friday de 2020, o BEONLY gerou 50 milhões de interações únicas e personalizadas nas 40 lojas virtuais que já utilizam a solução. No total, os clientes somaram R$ 2,3 milhões de receita transacionada pelo BEONLY. Além disso, a solução também gerou 5.187 pedidos e impactou 67 mil pessoas com interações.
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Sobre o estudo
No total, 800 pessoas de todo o Brasil participaram do estudo por meio de questionário online na plataforma MindMiners, entre os dias 10 e 14 de junho, considerando diferentes classes sociais (A, B e C), e uma divisão demográfica representativa.