Consumidor online valoriza “incentivos digitais” na hora da compra

por Redação Beonly
22 de abril de 2022

As pessoas estão comprando mais pela internet, mas não é por isso os lojistas podem se dar por satisfeitos, sem adotar novas estratégias nem buscar soluções que atraiam o consumidor. O alerta vem da pesquisa The Expanding Payments Choice Playbook, da empresa de pagamentos digitais PYMNTS.

De acordo com o levantamento, o desafio está em atrair e fidelizar um cliente cada vez mais preocupado com o orçamento, o que o torna mais cauteloso e menos impulsivo no momento de adquirir uma mercadoria. E há a expectativa que o público cria em torno da relação com a loja.

Pela pesquisa, 70% dos consumidores, em especial os mais jovens, dão preferência para compras online e, por isso, não só esperam como desejam os e-commerces interajam com eles digitalmente.

Ou seja, quem abre canais de comunicação (próprios, em redes sociais ou aplicativos de mensagens) deve ter uma rotina eficiente de atendimento ao consumidor. Quem ainda não possui, tende a ficar para trás.

O peso dos “incentivos digitais”

Mas um dado que chama a atenção na pesquisa The Expanding Payments Choice Playbook é o interesse dos clientes pelos chamados “incentivos digitais”. No total, 98% dos consumidores fica mais propenso a comprar online um produto depois de receber um cupom para experimentá-lo gratuitamente.

Outros 98% não quer apenas o incentivo, mas também comodidade porque disseram que deixariam o cupom de desconto de lado caso precisassem busca-lo numa loja física ou esperar chegar pelo correio. Nesse caso, faz sentido: o desconto é para compra num ambiente digital e o cupom ser impresso (com necessidade de retirada) é muito pouco atrativo.

A análise feita no estudo indica que os incentivos digitais estão se tornando parte da experiência de compra e também do esforço de aumentar as taxas de conversão em vendas, assim como ocorre com o uso da personalização.

A pesquisa completa está disponível para download.

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