Como o e-commerce chega para a Black Friday 2021

por Redação Beonly
17 de novembro de 2021

Oficialmente, a Black Friday acontece no próximo dia 26, mas, como tradicionalmente ocorre, muitas lojas online antecipam a oferta de produtos com descontos e começam suas campanhas desde o início de novembro. Outras promovem “esquentas” ao longo do mês e todas vivem a expectativa sobre qual será o resultado da edição deste ano da chamada “data mais quente do varejo.

O comércio eletrônico passa por um momento positivo, ampliando sua participação no setor varejista muito por causa da expansão (em número de lojas e em número de consumidores) decorrente da pandemia do coronavírus. Mas com o avanço da vacinação e a redução nos casos de Covid-19, aumentando a circulação de pessoas nos shoppings e comércios de rua, a dúvida entre os lojistas virtuais é se isso afetará os resultados do e-commerce na Black Friday.

Se depender das projeções e pesquisas a resposta é não.

Intenção de compras em alta

Um dos números animadores para as lojas virtuais vem do site Reclame Aqui. Um levantamento com 32 mil usuários do site de reclamações, realizado entre os dias 8 e 11 de novembro, revela que 47% dos entrevistados pretende fazer alguma compra na Black Friday deste ano.

O que tem de animador nesse percentual? Simples. É mais que que o dobro do percentual registrado em três pesquisas anteriores realizadas pelo site como prévia para identificar a intenção de compra dos consumidores brasileiros. Nas três, apenas 20% aproximadamente revelaram interesse em comprar na Black Friday.

Novembro movimentado para o e-commerce

Outro número que ajuda a criar uma expectativa positiva para a Black Friday do e-commerce brasileiro vem de um levantamento da Ebit|Nielsen.

De acordo com a empresa de pesquisa, os 11 primeiros dias de novembro registraram um salto no faturamento do comércio eletrônico no Brasil. As lojas faturaram R$ 3,4 bilhões, 31% a mais na comparação com o mesmo período de 2020.

Aqui já se observa o estímulo das ofertas relacionadas à Black Friday, refletido no número de pedidos: 6,8 milhões, 20% superior ao registrado nos 11 primeiros dias de novembro do ano passado. Ainda de acordo com a Ebit|Nielsen, o ticket médio também subiu. Alcançou a casa dos 10% de alta compara ao mesmo período, chegando a R$ 503,00.

Black Friday chega com aumento de acessos

Por fim, outro dado para deixar os lojistas animados com a Black Friday: outubro foi um mês de alta nos acessos aos sites de e-commerce. Foram 1,69 bilhões de acessos, aumento de 1,58% em relação ao mês de setembro. O dado é do Relatório Setores do E-commerce, da agência Conversion que apontou ainda que cada brasileiro teve cerca de oito acessos mensais em sites de e-commerce.

O que reforça a ideia de que retomada do comércio presencial esteja afetando o online. Ou seja, não há sinais de retração no consumo pela internet. Por isso, e a audiência se manterá alta durante o mês de novembro e na Black Friday porque não é uma mudança circunstancial, mas de comportamento. Resta você avaliar se seu site está pronto para converter as visitas em venda, oferecendo uma experiência personalizada para o cliente.

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Na Black Friday de 2020, o Beonly gerou 50 milhões de interações únicas e personalizadas nas 40 lojas virtuais que já utilizam a solução. No total, os clientes somaram R$ 2,3 milhões de receita transacionada pelo Beonly. Além disso, a solução também gerou 5.187 pedidos e impactou 67 mil pessoas com interações.

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