Um estudo inédito realizado pela consultoria Conversion, a partir de entrevistas com 400 consumidores brasileiros, revela hábitos de compras, comportamentos e preocupações para a Black Friday deste ano, realizada ainda em meio à pandemia do coronavírus, mas dentro de um cenário positivo para o e-commerce e seus percentuais de crescimento registrados em 2020.
O estudo da Conversion ajuda a projetar o que o varejo digital pode esperar da data e parte justamente da premissa de que os brasileiros, por conta do isolamento social, “estão mais seguros e determinados a trazer as compras online para a suas rotinas”.
Confira os principais dados do levantamento.
🛍️ Hábito de comprar na Black Friday
– 90,4% dos respondentes disseram que já compraram ou pretendem comprar na Black Friday de 2020.
– Em comparação com a 2019, a intenção de comprar na Black Friday cresceu em quase 6%.
😷 Black Friday e COVID-19
– 75,3% dos consumidores farão compras online por medo de contrair COVID-19.
– Mais da metade dos consumidores pretende aproveitar a Black Friday para comprar algum item de proteção contra a COVID-19.
– Mais de 30% declararam não estarem saindo de casa ou estarem saindo muito pouco; enquanto quase 62% saem de casa, mas com preocupação. Apenas 5% saem sem preocupação.
🌐 Canal de compras preferido
– 67,4% disseram que o canal de compras favorito são as lojas virtuais; 21,1% preferem lojas físicas; 10,4% os aplicativos; e 1,1%, o telefone.
🎅 Então é Natal
– 83,7% dos consumidores afirmaram que vão aproveitar a Black Friday para fazer suas compras de natal.
– Deste total, metade disse que comprará algum presente para seu cônjuge, enquanto 45%, para seus filhos.
🥰 Produtos preferidos
– Eletrônicos e eletrodomésticos somam 60% das intenções de compra, seguidos por celulares, com 59%.
💳 Quanto gastar?
– 32.5% pretendem gastar mais de R$ 1 mil.
– 47,2% dos consumidores estão dispostos a gastar entre R$ 500,00 e R$ 3.000,00, enquanto 34,8% pretendem gastar entre R$ 150,00 e R$ 500,00.
🤑 De olho no preço e nos descontos
– 82,6% afirmaram que o preço é o maior atrativo e o que mais impulsiona as compras na Entre os fatores na Black Friday.
– 22% esperam pelo menos 30% de desconto nos produtos, enquanto 20% desejam comprar produtos pela metade do preço.
🙌 Confiança ainda é palavra-chave
– 85,55% dos entrevistados responderam que têm medo de sofrer alguma fraude ao comprar durante as promoções.
– Loja confiável aparece em segundo lugar, atrás de preço do produto, entre os itens que o consumidor leva mais em conta, de acordo com o estudo da Conversion.
Fonte: Conversion.