São promissoras as perspectivas para o e-commerce brasileiro para os próximos três anos. É o que prevê o relatório The Global Payments Report 2022, divulgado pela FIS, empresa referência no segmento de pagamentos.
De acordo com o relatório, até 2025 o crescimento do mercado brasileiro deve ser quase que o dobro do crescimento do mercado mundial, alcançando alta de 95% contra 55,3% dos demais países pesquisados somados. O faturamento no Brasil deve chegar a US$ 79 bilhões, enquanto o mercado global o estudo estima um total de US$ 8 trilhões.
Destaques do cenário no Brasil
O The Global Payments Report 2022 examina as tendências atuais e futuras de pagamentos em 41 países, e em 5 regiões. No Brasil, o e-commerce registrou 16% de aumento em 2021, na comparação com 2020.
Aqui, os consumidores utilizam principalmente cartões de crédito como principal forma de pagamento (44,7% do valor das transações do comércio eletrônico em 2021). Já as operações via transferências bancárias, cartões de débito, carteiras digitais e boleto bancário renderam, foram responsáveis, cada uma, por mais de 10% dos gastos com e-commerce.
Por fim, o dinheiro em espécie, que representava a maioria dos pagamentos nos pontos de venda até 2018, caiu abaixo de um terço do valor dos pagamentos em 2021 e a previsão do estudo da FIS é que este método fique abaixo de 25% até 2024.
A estrela do PIX
Com pouco mais de um de implementação, o PIX aparece como um meio de pagamento consolidado entre os brasileiros. Já são mais de 110 milhões de usuários, que utilizam o meio para pagamentos de pessoa para pessoa e um número cada vez maior de pagamentos dos consumidores para os comerciantes de modo instantâneo e em tempo real.
De acordo com o The Global Payments Report 2022, a tendência é o uso do PIX crescer significativamente no Brasil e passar dos atuais 10,9% para quase 18% em 2025.
“Mesmo com mais clientes retornando às lojas físicas, não há volta com relação às inovações que temos visto nos meios de pagamento e comércio eletrônico”.
(Juan Pablo D ́Antiochia, vice-presidente FIS para a América Latina)
Fique de olho!
Outra projeção do estudo da FIS aponta que o Buy Now, Pay Later (BNPL), modelo de carnê para o comércio eletrônico, tende a ser o método de pagamento de maior crescimento no mundo entre os anos de 2021 e 2025. A expectativa é este seja um modelo com expansão no e-commerce do Brasil e de outros 11 países (Argentina, Bélgica, Canadá, Chile, França, Hong Kong, Índia, Nova Zelândia, Singapura, Reino Unido e EUA).