O Dia dos Pais (14/08) está entre as datas mais quentes no Calendário de Vendas do E-commerce e para 2022 a expectativa é positiva para o desempenho do varejo online. De acordo com levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), neste ano, 69% dos brasileiros pretende presentear o papai.
E entre os produtos mais desejados, numa lista que inclui vestuário, acessórios, perfumaria e beleza, o setor de bebidas ganha espaço também pela facilidade de compra pelos canais digitais (lojas, clubes e marketplace). De acordo com dados da NielsenIQ|Ebit, o setor teve um crescimento de 107% em vendas no e-commerce em 2021, o que anima as empresas que atuam nesse mercado, em especial as especializadas na venda de vinhos.
“A ampliação do canal digital significou para nós a oportunidade de explorar mais nosso portfólio enquanto opções de presentes para ocasiões especiais, como o Dia dos Pais, por representar um espaço de extensão de experiência e, consequentemente, de impulsionamento para a conversão”
(André Tomaspolsky, E-business e E-retail Manager da Moët Hennessy Brasil)
O consumidor brasileiro e o Dia dos Pais
Uma pesquisa da consultoria Hibrou, especializada no monitoramento de mercado e consumo, reuniu dados a partir de entrevistas com 1.300 consumidores em todo o Brasil para apontar os hábitos de consumo para o Dia dos Pais. Confira os principais dados.
- Tradição
44,9% apontaram ter menos poder aquisitivo e farão menos compras;
15,7% afirmaram que, mesmo com o aperto financeiro, vão manter a tradição familiar de presentear o pai;
26,6% declararam estar em igual situação financeira em relação aos anos anteriores;
11,6% estão com maior poder aquisitivo e vão manter os hábitos;
1,2% disseram estar melhor e vão gastar um pouco mais.
- Ticket médio
40% disseram que gastarão entre R$50 e R$150;
18,7% dos brasileiros investirão entre R$150 e R$250;
13,7% vão usar até R$50 para presentes;
2 em cada 10 brasileiros não vão comprar presentes.
- Presentes
Vestuário: 67,2%;
Calçados: 36,4%;
Perfumes: 26,2%;
Acessórios: 19,5%;
Comestível: 17,8%.
- Compras pela internet
Em sites da marca/produto: 43,2%;
Em sites de redes de varejo: 27,8%;
Em sites de pequenas lojas: 27,5%;
Não sabem: 25,4%.
A pesquisa foi realizada a partir de abordagem digital com 1300 respostas, sendo que 58,4% estabelecidos no Sudeste, 15,9% no Sul, 12,5% no Nordeste, 7,1% no Norte e 6,1% no Centro-Oeste.