Mesmo com índices positivos na comparação com 2019, Papai Noel perdeu a disputa em 2020 e a data mais quente do varejo online foi a Black Friday. De acordo com levantamento da Câmara Brasileira da Economia Digital, em parceria com a consultoria Neotrust, as vendas do e-commerce em dezembro cresceram 54%, comparado ao mesmo período do ano anterior, mas ficaram 27% abaixo do resultado registrado em novembro, o mês da Black Friday.
A possibilidade de antecipar os presentes natalinos, aproveitando os descontos e promoções explicam as vendas maiores em novembro. Por isso, o resultado pode sugerir a adoção da estratégia usada na Black Friday para aquecer as vendas de Natal. Ou seja, a aposta em ofertas com descontos atrativos e investimento em soluções como a personalização web (veja os cases dos clientes Beonly).
Com informações da Coluna do Broad (Estadão, para assinantes)
Além da data mais quente do varejo…
Além de apontar a data mais quente do varejo online, o levantamento da Câmara Brasileira da Economia Digital e da Neotrust indica que o comércio eletrônico, impulsionado pelas restrições decorrentes da pandemia da Covid-19, encerrou 2020 confirmando a curva de forte crescimento observado ao longo de todo o ano.
Isso é comprovado pelos números da pesquisa.
Em termos de números de pedidos, o comércio eletrônico no Brasil alcançou aumento de 74% em 2020, em comparação a 2019.
Em relação ao faturamento, a alta no ano foi de 84%, o que indica um crescimento no tíquete médio dos itens vendidos.
Com informações da Coluna do Broad (Estadão, para assinantes)