O segundo semestre é sempre aguardado com grande expectativa pelo e-commerce por causa principalmente da Black Friday e do Natal. Mas em 2022 o calendário inclui também a Copa do Mundo do Catar que começa em 20 de novembro e termina em 18 de dezembro. Ou seja, os dois últimos meses deverão mexer positivamente com os números do comércio eletrônico brasileiro. E é isso o que aponta projeção da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
Projeção do e-commerce para o segundo semestre
De acordo com a entidade, o e-commerce deve faturar R$ 91,5 bilhões no segundo semestre, fechando 2022 com um total de R$ 165 bilhões em vendas. No entanto, a expectativa é que a Copa do Mundo alavanque as vendas de artigos esportivos e eletrônicos (como TVs) e isso ajude o varejo online a alcançar a casa dos R$ 170 bilhões, próximo da estimativa feita pela ABComm no início do ano.
Como foi o primeiro semestre
O levantamento da ABComm informa que no primeiro semestre de 2022, o comércio eletrônico faturou R$ 73,5 bilhões, crescimento de 5% em relação ao mesmo período de 2021. O resultado é o dobro do que foi alcançado no mesmo período de 2019.
“No primeiro semestre, temos datas como Dia das Mães e Dia dos Namorados, só que as famílias já têm muitos gastos na primeira parte do ano e acabam não gastando tanto, por isso tivemos um crescimento tímido. Já no segundo semestre, com Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday e Natal, esperamos uma alta ainda maior”.
(Alexandre Crivellaro, diretor de inteligência de mercado da associação) de Comércio Eletrônico (ABComm)
Faturamento anual do e-commerce brasileiro (em bilhões)
- 2016 – 53,5
- 2017 – 60,1
- 2018 – 69,8
- 2019 – 89,9
- 2020 – 126,4
- 2021 – 150,8
Fonte: Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm)