A data mais esperada do e-commerce se aproxima e fica a pergunta: tudo pronto para sua loja vender mais na Black Friday de 2022? Para ajudar na resposta, lembramos a seguir algumas sugestões para que tudo esteja preparado e suas expectativas sejam até superadas não só no dia 25, mas ao longo de todo o mês de novembro – guarde essa dica!
Dicas para vender mais na Black Friday
Um planejamento de marketing e vendas para a Black Friday envolve uma série de palavras-chave. Mas entrando na contagem regressiva para a data, a recomendação é dar atenção para as seguintes ações:
De olho na plataforma de vendas
Junto ao time de desenvolvimento, defina um checklist criterioso para analisar diferentes aspectos do seu site de vendas, antes mesmo de customizá-lo para a Black Friday. Não deixe passar itens como capacidade do servidor para acessos simultâneos ou funcionamento (e usabilidade) do processo de checkout, sem esquecer de verificar a otimização para buscas. Uma sugestão é se colocar no lugar do cliente, passar pela experiência de fazer uma compra e avaliar o que funciona e o que fica a desejar.
Quem é o consumidor?
Busque informações que ajudem a entender hábitos e comportamentos do consumidor brasileiro. Nos últimos anos, por causa da pandemia, muito se falou sobre o assunto, focando também na chegada de novos “adeptos” do comércio eletrônico, como por exemplo os “cinquentões”. Entender o que mais atrai esses consumidores ajuda a traçar diferentes pontos da estratégia da Black Friday – desde o tipo de produto que merece destaque até o que é decisivo no momento da compra (preço, frete grátis…).
Neste caso, uma solução inteligente como o BEONLY ajuda a compreender outro aspecto do comportamento do potencial cliente do seu e-commerce a partir de dados que ajudam a traçar sua jornada: de onde ele vem, como interage dentro do site, onde clique, o que mais busca, o que compra… A partir disso, o BEONLY passa a ser o seu melhor vendedor, apresentando a oferta certa para o cliente certo. E a solução tem um desempenho positivo quando o assunto é Black Friday!
Se ainda não investe em personalização, baixe nosso infográfico e descubra em qual estágio seu e-commerce se encontra.
Estratégia de ofertas e marketing digital
Com o site testado e monitorado, somado à análise do perfil do consumidor e à ajuda do BEONLY, fica mais fácil e, principalmente, mais certeira a tarefa de estabelecer quais serão as ofertas em destaque durante a Black Friday – não só quais produtos, mas também descontos e estratégias sobre pagamento (já usa PIX?) e modelo de entrega.
Da mesma forma, as ações de marketing digital também passam pelas informações prévias sobre o perfil e o comportamento do consumidor. Elas servirão para seu e-commerce definir quais canais digitais serão usados (e até priorizados) e qual será a linha da campanha (mote editorial, conteúdos, formatos, links patrocinados, Ads…). Ok, a Black Friday por si só já é um atrativo, mas é importante buscar formas de diferenciação. E o marketing digital ajuda nisso.