Comércio eletrônico em São Paulo: em seis meses, e-commerce cresceu o mesmo que em seis anos

por Redação Beonly
24 de setembro de 2020

Nos seis meses de pandemia da Covid-19, a participação do e-commerce no varejo cresceu o equivalente a seis anos anteriores em São Paulo. É o que mostra um estudo da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP). 

Entre janeiro e junho deste ano, a fatia do comércio online no varejo total subiu de 2,9% para 3,7%, um aumento de 0,8%, a mesma taxa de crescimento registrada entre 2013 e 2019. Até o fim do ano, a estimativa é que o e-commerce no estado de São Paulo responda por 5% das vendas do varejo.

Outro dado em destaque no estudo da Fecomércio-SP é o aumento no valor do ticket médio do e-commerce em todo o território paulista no primeiro semestre deste ano. Houve um aumento de 17,5%, quase o dobro do percentual registrado pelo varejo tradicional, que foi de 9,4% no mesmo período, confirmando a migração das vendas físicas para o online por causa da pandemia.

Veja outros dados da pesquisa Fecomércio-SP.

Cidade de São Paulo

  • As vendas online no primeiro semestre de 2020 representaram 5% do faturamento total do varejo.
  • O percentual é 1,4% maior que o alcançado no período em 2019.
  • De 2013 para 2019, o crescimento foi de 1,1% (de 2,5% para 3,6%).
  • O comércio eletrônico na capital paulista deve fechar 2020 sendo responsável por 6% e 7% das vendas do varejo.
  • A projeção, caso se confirme, aprovação São Paulo de Nova York, onde as vendas online respondem por 10% das vendas totais do varejo.

Região do ABC e litoral paulista

  • Nos municípios da região do ABC paulista, a participação do e-commerce no varejo saltou de 3,2% no final de 2019 para 4,4% em junho de 2020, alta de 1,2%.
  • No litoral paulista, a fatia das vendas online ficou em 3,8% no primeiro semestre.

Com informações do Estado de S.Paulo

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