Acelere as vendas do seu e-commerce seguindo essa estratégia

por Redação Beonly
10 de outubro de 2023

Você já parou para pensar qual é o segredo de um vendedor de sucesso? A resposta está em saber o momento exato de encerrar uma venda. É isso mesmo! Muitos vendedores cometem o erro de não perceber quando é hora de conduzir o cliente para o fechamento da compra.

Eles não compreendem a importância de evitar pressionar o cliente e não percebem que insistir demais pode levar ao fracasso da venda. A habilidade de saber quando parar de vender ou quando aplicar um estímulo de compra é desenvolvida com o tempo e a prática.

Como Treinar Seu Vendedor para Fechar Vendas no E-commerce

No mundo do comércio eletrônico, essa abordagem é um pouco diferente, mas igualmente crucial. É um desafio entender o momento exato na jornada do usuário para aplicar o estímulo de compra, especialmente entre a fase de consideração e a decisão final de compra.

Se você ainda não sabe, a jornada do usuário no e-commerce consiste em quatro estágios: Aprendizado e Descoberta, Reconhecimento do Problema, Consideração da Solução e Decisão de Compra. Muitas vendas são perdidas porque as lojas ajudam os usuários em todo o processo, até chegarem à fase de consideração da solução. No entanto, é nesse momento que os clientes saem da loja sabendo exatamente o que desejam, mas acabam comprando de um concorrente. O que falta aqui é saber como finalizar a venda!

Estratégias para Fechar Vendas no E-commerce

Vamos entrar na parte prática agora:

Tudo começa quando o usuário adiciona produtos ao carrinho. No entanto, essa ação não significa necessariamente que ele está pronto para comprar ou que tomou a decisão de fazê-lo. Muitos usuários utilizam o carrinho de compras como uma etapa de consideração da solução, adicionando os produtos que desejam para decidir mais tarde se vão ou não concretizar a compra. Esse é o momento ideal para iniciar o processo de fechamento da venda, usando gatilhos como Oportunidade, Prova Social e Exclusividade.

Algumas lojas online oferecem a opção de adicionar cupons de desconto e calcular o frete no carrinho de compras. Essas ações podem indicar que o usuário está prestes a tomar uma decisão de compra. A partir desse momento, você pode ser mais proativo ao aplicar gatilhos de Urgência e Escassez.

Exemplos Práticos de Gatilhos com Beonly

1. Por meio da segmentação, verifique se o carrinho de compras já possui itens adicionados. Estimule o usuário com notificações que destacam os benefícios de comprar com você, como frete grátis com base na geolocalização, descontos exclusivos e ofertas de “Compre e Ganhe”. Use gatilhos de Oportunidade e Exclusividade.

2. Ainda por meio da segmentação, verifique se o carrinho possui cupons aplicados ou se o frete foi calculado. Esse é o momento ideal para aplicar gatilhos de Urgência e Escassez.

3. Apresente avaliações de clientes que já compraram o produto e compartilhe experiências de entrega. Isso aumentará a credibilidade e construirá confiança em sua loja virtual, funcionando como um gatilho de Prova Social. As pessoas gostam de saber que outras tiveram experiências positivas com seus produtos.

4. Como bônus, em breve, estaremos lançando uma nova opção de segmentação que permitirá verificar a porcentagem do valor do frete em relação ao total da compra. Quando o frete ultrapassar 15% do valor dos itens, oferecer frete grátis pode ser o fator determinante para o fechamento da venda.

Aproveite a Black Friday

Quais dessas estratégias você pretende implementar em seu e-commerce?

A Black Friday está se aproximando e você não pode deixar seu e-commerce de fora de um dos maiores eventos de compras online do ano. De acordo com uma pesquisa do Google, 2 em cada 3 brasileiros pretendem comprar produtos na Black Friday.

Portanto, que tal começar a preparar seu e-commerce o mais cedo possível? As empresas de maior sucesso na Black Friday começam a se preparar para essa data especial já no mês de outubro.

Não deixe para a última hora! Comece a planejar sua Black Friday agora mesmo!

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