Oferecer aos usuários um resultado de pesquisa assertivo é uma tarefa desafiadora para muitos sites de e-commerce. Infelizmente, a utilização de uma ferramenta de busca menos eficiente pode resultar em enormes perdas de receitas. O uso de um mecanismo de busca é uma necessidade no mundo digital, uma vez que a procura por informações é o modo de recuperar cada vez mais tempo.
Por isso, apresentamos a seguir os benefícios de se investir em um sistema de busca eficiente e descrevemos como ele pode transformar visitantes em compradores e alavancar os resultados do seu e-commerce.
Acima de tudo, a conversão é a palavra da vez – aproximadamente 30% dos usuários utilizam o recurso de busca interna assim que chegam a um e-commerce e, nesta sequência, convertem 5 a 6 vezes mais. Por quê? Simples assim: eles sabem o que querem!
Incentive o uso
Primeiramente, vamos falar sobre como evidenciar o campo de busca. Colocá-lo em posição de destaque é como ter um assistente pessoal pronto para ajudar seus clientes 24/7. Mantenha o campo de busca visível em todas as páginas e considere a opção de fixá-lo durante a rolagem. Assim, seus clientes sempre terão fácil acesso a esse atalho para encontrar o que desejam.
Monitore e ajuste
Agora, vamos falar de algo super importante: análise de dados. Monitorar quais termos estão levando a conversão pode revelar muito sobre o que seus clientes querem e como eles querem. Esta informação é ouro puro! Ela te permite ajustar sua estratégia de estoque, marketing e até mesmo de SEO para atender melhor às demandas dos seus clientes. Imagine descobrir dados importantes de produtos que seus clientes adoram, mas que você nem sabia que eram tão populares.
Detecte padrões e sazonalidades
Manter um registro do histórico de buscas permite detectar padrões e buscas sazonais. Seja preparando-se para o aumento da demanda durante as festas de fim de ano ou antecipando a procura por itens específicos no verão, entender essas tendências sazonais pode te ajudar a planejar melhor e garantir que você não perca oportunidades de venda.
Por que investir em uma boa ferramenta de busca?
Acelera a decisão de compra
Imagine a experiência do cliente ao entrar em uma loja virtual e encontrar imediatamente o que deseja. Um sistema de busca inteligente não apenas facilita a jornada de compra do usuário, mas também permite apresentar produtos sob medida para as necessidades do cliente, acelerando a decisão de compra e incentivando transações de maior valor.
Redução na taxa de rejeição
A frustração de não encontrar o produto desejado é um dos principais motivos para o abandono de uma loja virtual. Segundo estudo da Opinion Box sobre o Comportamento do Consumidor no E-commerce, cerca de 75,6% dos clientes procuram o item em outro e-commerce quando a busca não gera o resultado esperado.
Um sistema de busca eficaz combate diretamente essa tendência, mantendo os clientes engajados e diminuindo significativamente a taxa de rejeição.
Aumento na taxa de conversão
A busca eficiente transcende a mera conveniência, atuando como um verdadeiro impulsionador de vendas. Lojas virtuais que oferecem uma experiência de busca fluida e sem atritos, e proporcionam uma experiência de busca otimizada, podem ver suas taxas de conversão aumentarem.
Busca Inteligente Personalizada Beonly
Ter um campo de busca eficiente é importante, mas não para por aí. Facilitar que seus clientes encontrem exatamente o que procuram é o primeiro passo para garantir boas taxas de conversão. Por isso, Beonly lançou a Busca Personalizada, uma ferramenta capaz de entregar resultados de buscas assertivas, melhorando a experiência de compra do usuário.
Além disso, Beonly dá autonomia para o gestor do e-commerce, que pode configurar a ferramenta e ainda utilizar seus dados para personalizar a jornada do usuário dentro da loja virtual. Confira as funcionalidades da Busca Personalizada:
Funcionalidades e benefícios da Busca Personlizada 🎯
Busca por Voz: com a praticidade da busca por voz, os clientes têm a liberdade de procurar produtos sem a necessidade de digitação, facilitando o acesso em diversos contextos
Autofiltros: com os autofiltros os atributos do seu catálogo se transformam em assertividade para o usuário. Quanto mais assertivo o conjunto de resultados, maior a conversão do usuário.
Autocompletar: a funcionalidade de autocompletar agiliza o processo de busca, sugerindo opções enquanto o cliente digita, o que não só economiza tempo, mas também expõe o cliente a produtos que ele pode não ter considerado inicialmente.
Sinônimos: considerando a diversidade linguística, como o uso de sinônimos e termos regionais, (como exemplo, “roupeiro” e “guarda-roupas”), a ferramenta permite que os usuários encontrem exatamente o que precisam, independentemente de variações linguísticas.
Suporte ao Idioma: a ferramenta é adaptável a variações linguísticas como gêneros de palavras e acentuações, garantindo compreensão e resultados precisos para cada busca (como exemplo, cor “branco” e “branca”).
Filtros Inteligentes: qualquer atributo do seu catálogo pode virar um filtro de pesquisa, e são oferecidos para os usuários somente quando podem influenciar no refinamento do conjunto de resultados da pesquisa.
Busca Personalizada como aliada nas conversões do seu e-commerce
Ter um campo de busca otimizado é essencial, mas lembre-se: ele é parte de um ecossistema. Para que sua loja virtual alcance os melhores resultados, é importante integrar essa ferramenta com outras estratégias de personalização.
Ao tornar a busca mais intuitiva, rápida e personalizada, ele não apenas melhora a satisfação do cliente, mas também impulsiona as taxas de conversão.
Não perca a oportunidade de transformar a experiência de compra no seu e-commerce. Agende uma demonstração com a Beonly hoje mesmo e veja como nossa Busca Personalizada pode levar seu negócio a novos patamares.