“É na internet que estão as pessoas hoje. É para a rede que os negócios caminham”.
A frase do consultor e visionário do marketing e do empreendedorismo digital Gary Vaynerchuk, publicada em Vai fundo!, lançado em 2010 e que é o primeiro dos seus best-sellers mundialmente conhecidos (numa lista que inclui ainda Nocaute e Detonando), faz ainda mais sentido no cenário de 2020.
Muitos negócios se viram obrigados a caminhar para a internet por causa da pandemia e das restrições econômicas. E quem ainda não tomou a mesma direção, vai ficar para trás e deixará de tirar proveito do meio digital para recuperar perdas e estabelecer um novo rumo para seus negócios.
Os números e percentuais do e-commerce no Brasil em 2020 reforçam e atualizam a visão de @garyvee. Pode-se dizer que “é na internet que as pessoas estão comprando hoje”. Isso fica ainda mais evidente a cada nova pesquisa ou relatório sobre o desempenho do comércio eletrônico, como já destacado no blog do Beonly (aqui e aqui).
O levantamento mais recente consta no Relatório Setores do E-commerce no Brasil, da consultoria Conversion, e apresenta o novo patamar do e-commerce brasileiro.
Entenda 👇
Em setembro, considerado um mês de sazonalidade mais baixa, as lojas virtuais registraram 1,21 bilhão de acessos, aumento de 4,3% na compararam com o mesmo mês em 2019. De acordo com o relatório, esse total de acessos de setembro de 2020 consolidou as novas bases do e-commerce no Brasil – o novo patamar.
Ou seja, ao longo de 2020, foram registrados números de acessos maiores, como em maio que registrou 1,37 bilhão, mas o total alcançado em setembro (1,21 bilhão) fica estabelecido, conforme a análise da Conversion, como o “mínimo” a ser registrado daqui para frente.
Isso deve se confirmar no decorrer dos próximos meses pelos dados do relatório.
Outubro: A expectativa, mesmo com o varejo físico reabrindo e atraindo consumidores gradativamente, é de um crescimento de 0,5% do e-commerce, com 1,22 bilhão.
Black Friday antecipado: Como muitos e-commerces antecipam para outubro as ofertas do Black Friday, o número acima tende a ser maior.
Novembro com Black Friday: No mês da data mais quente do varejo online, o relatório da Conversion prevê que os acessos por causa das ofertas da Black Friday devem ficar entre 1,48 e 1,79 bilhão. Isso equivale a um aumento de 30% e reforça a importância da data para o varejo online.
Segmentos em destaque
Em setembro, de acordo com relatório da Conversion, o segmento Pet registrou a maior taxa de crescimento, seguido por Comidas e Bebidas. Casa e Móveis, Moda e Acessórios, Farmácia e Saúde e Eletrônicos e Eletrodoméstico completam a lista dos seis segmentos de maior crescimento em acessos desde o início da pandemia.
Veja os percentuais, comparam dados de fevereiro a setembro de 2020:
🐶 Pet: 71,23%
🍽️ Comidas & Bebidas: 55,72%
🛏️ Casa & Móveis: 49,44%
👗 Moda & Acessórios: 41,68%
💊 Farmácia & Saúde: 37,62%
📺 Eletrônicos & Eletrodomésticos: 33,53%
Sobre o Relatório Setores do E-commerce no Brasil
O estudo da Conversion analisou o tráfego de 216 sites, tendo como fonte de dados plataformas de audiência como SimilarWeb e SEMRush e considerando apenas os acessos realizados no Brasil. O estudo considera apenas os acessos via desktop.
Não fique para trás: cresça no e-commerce com o Beonly
O momento é de investir no e-commerce. Isso vale para quem ainda não montou sua loja virtual, mas também para quem já está no mercado e ganhou a companhia de muitos novos concorrentes por causa da pandemia. Por isso, é o momento de se diferenciar. E o uso da personalização web é a solução para isso, ao apresentar para o visitante da loja virtual produtos e ofertas que ele realmente procura e tem interesse.