Com o cenário de pandemia e isolamento social, o número de clientes online nos e-commerces cresceu exponencialmente, e com ele a tendência de oferecer uma experiência personalizada no marketing que já vinha se acelerando nos últimos anos.
Não por acaso, a expressão da moda há alguns anos é o Customer Experience ou experiência do consumidor, e o mantra dos negócios é a centralidade do cliente. Mas agora é na prática e a personalização passou a ser uma expectativa de grande parte dos usuários, e o que antes era “good to have” já se torna um “must have”.
Por isso, as marcas precisam oferecer uma experiência personalizada e verdadeiramente individual para alcançar o objetivo de conquistar e reter mais clientes – agora e no pós-Covid-19. É o que mostramos a seguir.
Como criar uma experiência personalizada no e-commerce na pandemia
Aqui no Beonly, planejar e produzir uma experiência personalizada para o consumidor é a nossa rotina.
Por isso, estamos vivendo a experiência de estar no olho desse furacão gerado pela pandemia do coronavírus com uma solução que simplifica muito o processo de usar a personalização e colocar tudo isso em prática.
☑️ Configurar a personalização
O primeiro passo é definir os parâmetros e configurar a sua personalização. Essas definições fornecem o material necessário para criar e entregar a mensagem certa (ou a oferta certa) para a pessoa certa no momento certo, além de ajudar a conquistar clientes e criar lealdade com a marca.
☑️ Personalização é processo
No desejo de proporcionar uma experiência personalizada, também é importante ter sempre em mente uma verdade: personalização é processo. Ou seja, é preciso começar para seguir aperfeiçoando e otimizando.
E não importa em qual estágio de personalização a sua loja virtual se encontra atualmente. É possível avançar mais um passo e não há nenhuma razão para não fazer isso agora mesmo.
☑️ Estratégias simples para começar
Para não esperar nem mais um momento por oferecer uma experiência personalizada no e-commerce, comece testando com estratégias simples.
São infinitas as possibilidades, mas você só precisa escolher uma para começar.
Veja nossas sugestões:
Crie uma nova vitrine de recomendações na sua página de carrinho de compras.
Crie um cronômetro de ‘Oferta Válida Até’ em qualquer um dos seus produtos e defina quando e para quem ele vai aparecer.
Crie uma vitrine de recomendações na sua página principal, ou defina Hero Banners diferentes para receber clientes vindos de diferentes regiões ou aqueles que já visitaram a sua loja antes.
☑️ Resultados na primeira tentativa
Pela experiência do Beonly com seus clientes, é muito provável que você descubra já nessa primeira tentativa o poder de alavancagem que a personalização traz para o seu e-commerce.
Esse resultado aparece claramente no seu Google Analytics, no seu faturamento e em indicadores como redução do Bounce Rate, aumento do número de páginas visitadas/cliente, aumento do ticket médio/cliente, entre outros.
Em dois casos reais muito recentes, um de nossos clientes aumentou em 25% a conversão de vendas de toda a sua loja durante o período de testes, enquanto outro obteve 11% de vendas a mais nas primeiras 24h. Seja como for, a tendência é que isso também ocorra na sua loja.
Foto de Vlada Karpovich no Pexels