A pandemia impactou fortemente o varejo e tirou muitos lojistas da zona de conforto. Quem não estava na internet, precisou colocar seu negócio online como “tábua de sobrevivência”. E quem já estava no universo digital, precisou se tornar ainda mais competitivo diante do aumento da concorrência. E ambos puderam tirar proveito das mudanças no comportamento do consumidor brasileiro que aderiu definitivamente ao consumo online.
Mas não é por isso que você, lojista, veterano ou recém-chegado ao e-commerce, pode baixar a guarda nem voltar para sua zona de conforto. Sabe por quê? Porque além das lições sobre os cuidados sanitários, a pandemia da Covid-19 trouxe outras lições para o mundo dos negócios. E a principal – manter-se sempre atualizado – apareceu numa pesquisa da Web Continental em parceria com o E-Commerce Brasil:
75% dos lojistas brasileiros disseram que procuraram APRENDER MAIS sobre o mercado digital e vendas online.
O que mais querem (e pensam) os lojistas brasileiros
Além da disposição de obter novos conhecimentos, a pesquisa obteve respostas para as seguintes questões:
Com a pandemia
☑️ 31% dos lojistas entrevistados abriram seu e-commerce durante a pandemia.
☑️ 31% responderam que optaram por um marketplace em vez de uma loja virtual própria.
☑️ 37% disseram que buscaram apoio de especialistas (consultorias e agências) para fortalecer sua presença no comércio eletrônico.
☑️ 62% precisaram entender como funcionam os canais e processos de venda pela internet antes de começar a operar online.
Principais dificuldades
☑️ 31% revelaram ter dificuldade em apurar precisamente os custos, receitas e lucratividade do negócio.
☑️ 31% precisaram reduzir os custos para continuar no mercado.
Desejo pós-pandemia
☑️ 87% dos entrevistados desejam expandir a presença online sobre o pós-pandemia.
☑️ 31% pretendem permanecer nos canais digitais em conjunto com a loja física.
Para 2022
☑️ 68% querem adotar novas tecnologias para facilitar a operação do negócio.
☑️ 68% desejam agregar mais produtos ao à sua loja virtual.
☑️ 62% planejam adicionar e trabalhar com novos produtos em suas plataformas.
☑️ 62% afirmaram que vão investir em SEO e mídia paga.
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