Os consumidores brasileiros usaram mais os buscadores antes de comprar online em 2021. É o que aponta o estudo “State of search Brazil” da agência Hedgedhog Digital. Em 2021, 88% dos consumidores buscaram via computadores e 93% via smartphones, representando um crescimento de 12,8% e 11%, respectivamente, na comparação com os dados do estudo realizado em 2020.
O crescimento da busca por voz e a presença do Google
Realizado em todo o território nacional com mais de 3 mil pessoas entre maio e junho de 2021, e divulgada no dia 1º de dezembro, o “State of search Brazil”, em sua segunda edição, reforça que o brasileiro inseriu a busca em sua jornada de compra – um indicativo para que os sites de e-commerce invistam cada vez mais em SEO para garantir as melhores posições nas pesquisas.
De acordo com o estudo, entre os que fizeram buscas de produtos no computador, 68% fizeram por meio de texto (digitando), 2% por meio de voz (falando) e 30% tanto por texto quanto por voz.
Já entre os que fizeram buscas no smartphone, o “State of search Brazil” que 53% fizeram por meio de texto (digitando), 5% por meio de voz (falando) e 42% tanto por texto quanto por voz.
O resultado, segundo a análise da agência Hedgedhog Digital, revela um aumenta de 25% na busca por voz em relação ao apontado pelo estudo de 2020, tendo o uso dos aparelhos celulares contribuído para o aumento no hábito da busca por voz, tendência que vinha se desenhando desde 2019.
O Google
O “State of search Brazil” confirma o Google como o buscado preferido entre os consumidores brasileiros. No total, 88% dos brasileiros utilizaram o buscador para fazer alguma busca online no último ano. Desse total, 82% pesquisaram conteúdos e informações, enquanto 70% pesquisaram produtos com a finalidade de consumo.
Ao pesquisar um produto no Google, revela o estudo, 61% dos consumidores também pesquisam em outras páginas e sites, comprando naquele que oferecer o melhor custo-benefício. Outro dado “State of search Brazil” (e diretamente ligado a estratégia de SEO de um site): 60% dos brasileiros preferem acessar os resultados na primeira página.
Desse total, 13% clicam no primeiro resultado – independentemente de ser anúncio publicitário ou não. E outros 27% disseram clicar no primeiro resultado após o anúncio (“busca orgânica”, geralmente impulsionada pela otimização).
Rotina da busca online antes da compra
O “State of search Brazil” também compara dados sobre a rotina de busca online entre os que compram pelo computador e os que compram pelo smartphone. Veja as três situações mais bem colocadas.
Compradores pelo computador
- 25% pesquisaram na internet (Google e outros buscadores) antes da compra
- 13% pesquisaram em marketplaces (tipo Magalu, Mercado Livre)
- 12% pesquisaram em “buscadores de imagens”
Compradores pelo smartphone
- 23% pesquisaram na internet antes da compra
- 14% pesquisaram em marketplaces
- 10% pesquisaram em “buscadores de imagens”
- 10% pesquisaram nos sites das empresas
Segmentos de produtos mais buscados pelos brasileiros nos últimos 12 meses
- Eletroeletrônicos: 53%
- Alimentação: 48%
- Moda: 47%
- Entretenimento: 41%
- Supermercado: 40%
- Cursos 37%
- Beleza: 37%
- Turismo: 31%
- Bem-estar: 26%
- Casa e jardim: 25%
- Limpeza: 23%
- Artesanato: 11%
Fonte: “State of search Brazil”
E depois de ser encontrado via busca online?
Seu e-commerce está otimizado para buscas? Se a resposta é sim, o passo seguindo, a partir do momento que o Google ajuda a gerar novas visitas, é preparar a loja para receber as visitas. E isso se faz investindo em interação e em outras ações que aumentem o tempo de permanência no site, e também em Personalização para converter aquele visitante que lá no início da jornada – na pesquisa – demonstrou intenção de compra de um produto.
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