Fibra Cirúrgica: 1 ano de parceria com o Beonly e um universo de Personalização pela frente

por Redação Beonly
10 de novembro de 2021

A Fibra Cirúrgica é uma loja que disponibiliza soluções para saúde, sendo especializada em oferecer o que  há  de melhor em produtos para profissionais de saúde, home care e ortopédicos.

O mix da Fibra Cirúrgica inclui equipamentos médicos (estetoscópios, otoscópios, oftalmoscópios, esfigmomanômetros, termômetros), produtos para incontinência urinária, tratamento de feridas, massageadores, palmilhas terapêuticas, produtos para esterilização, descartáveis, produtos hospitalares e ortopédicos em geral.

Sediada em Joinville (SC), a empresa atua  no mercado desde 2008. Na internet, a Fibra Cirúrgica trabalha com e-commerce desde 2010 e atualmente utiliza a plataforma VTEX.

Nosso interesse surgiu através de um parceiro de marketing de performance, a Híbrido. Em algumas reuniões falamos sobre como poderíamos atender cada cliente de forma única e personalizada. Na medida que fomos nos aprofundando no tema, a Beonly passou a ser cada vez mais importante. Hoje, temos inúmeros projetos com a Beonly voltados exclusivamente à personalização”.

(Ricardo Novaes Dagios, diretor da Fibra Cirúrgica)

Cliente Beonly desde maio de 2020, a Fibra Cirúrgica vem mantendo sua evolução a cada checkpoint e campanha da estratégia de personalização. São nos checkpoints que, além de conversarmos sobre campanhas, compartilhamos ideias e propomos melhorias nas estratégias aplicadas no Beonly, analisamos resultados como os obtidos em 2021 (de janeiro a maio):

  • A Fibra Cirúrgica atingiu uma média de incremento em conversão do Beonly de 21% com uma média de retorno de investimento de 400X;
  • A taxa de rejeição, antes considerada um problema, reduziu para 56%.

“Trabalhar com uma empresa engajada no seu negócio, que busca essa construção de marca junto ao cliente, é importante e a Beonly faz isso muito bem. Nós acreditamos que estratégias de personalização são fundamentais para os negócios digitais, e pretendemos utilizar cada vez mais os recursos oferecidos pela Beonly. Atualmente, os resultados são satisfatórios, mas ainda temos um campo muito grande a seguir com os recursos oferecidos”.

(Ricardo Novaes Dagios, diretor da Fibra Cirúrgica)

A seguir, apresentamos em detalhes todas as etapas do trabalho realizado com a Fibra Cirúrgica, com os problemas e as soluções desenvolvidas e aplicadas.

O problema

Em 2020, quando a equipe da Fibra Cirúrgica contatou o Beonly, a dor maior da empresa era ter um site estático,  que simplesmente não “conversava” com o cliente. Com isso, independentemente do interesse demonstrado pelo cliente durante a navegação, os produtos exibidos nas vitrines nativas eram sempre os mesmos.

Esse problema impactou no tempo de permanência e a taxa de rejeição do site chegou a atingir 72%, o acarretou em dificuldades para o melhor ranqueamento nos sites de buscas, como o Google.

Ao ser contratado, o Beonly teve como missão solucionar os problemas descritos acima e tornar o site mais dinâmico e responsivo.

“O fato do site ser estático nos incomodava muito. Nossos clientes não tinham uma experiência personalizada, e isso afetou por anos nossos resultados. A Fibra sempre trabalhou muito bem na busca de palavras chaves e parte orgânica do Google, mas vimos que mesmo com tanto trabalho tínhamos poucos resultados relevantes em níveis de tempo de permanência no site e a taxa de rejeição. Foi quando entendemos que junto com todo esse trabalho, precisávamos de um parceiro que nos ajudasse a criar algo mais dinâmico, e assim, a Híbrido indicou o Beonly”.

(Ricardo Novaes Dagios, diretor da Fibra Cirúrgica)

A solução

O objetivo da Fibra Cirúrgica era ter um site que conversasse com os clientes como um vendedor em uma loja física. Isso fez a empresa perceber que precisava  melhorar a experiência do cliente também no site de vendas.

Por possuir um extenso catálogo de produtos, o grande desafio estava em mostrar o produto certo, no momento certo da jornada.  Foi o ponto de partida de implantação e ativação da solução de personalização do Beonly.

Em detalhes

O trabalho do Beonly no e-commerce da Fibra Cirúrgica começou em maio de 2020.

A primeira etapa foi o levantamento de requisitos técnicos. Foi necessário que a Fibra concedesse  acessos ao Google Tag Manager para a integração da tag de carregamento do Beonly; ao Google Analytics para acompanhamento dos dados de performance do Beonly na operação, e à Chave API VTEX para integração do catálogo de produtos da Fibra.

Já com os acessos, a equipe de desenvolvimento do Beonly iniciou a integração do catálogo e a customização dos elementos da nossa solução visando manter a identidade visual do cliente.

Enquanto o ambiente estava em ativação, o time de Customer Success do Beonly, por meio de um documento checklist de onboarding, levantava informações de negócio para a elaboração e configuração da estratégia de sucesso inicial no Beonly.

Nessa etapa, houve 100% de envolvimento da equipe da Fibra Cirúrgica, que deu detalhes sobre o negócio e explorou pontos fundamentais como, por exemplo, a curva ABC de produtos e produtos mais e menos relevantes para a operação.

Já com a estratégia elaborada e configurada no Beonly, o passo seguinte foi o time de Customer Success obter a validação e aprovação das ações propostas, para então dar início ao período de trial de 15 dias.

E o resultado não poderia ter sido melhor:

  • Evidenciamos o catálogo com vitrine dedicada a exposição dos produtos;
  • Personalizamos a experiência com vitrines visando o interesse do cliente;
  • Segmentamos o conteúdo a ser mostrado para o cliente a partir de vitrines segmentadas pelo interesse do cliente, histórico de navegação, entre outras ações.

Conclusão e futuro

O Beonly como solução e serviço mostrou ao cliente  as possibilidades de alcançar o objetivo definido no início da jornada. E há que se destacar que a Fibra Cirúrgica entendeu que a personalização web  é um processo, e como todo processo necessita de constantes melhorias e mudanças.

Por fim, a equipe da Fibra Cirúrgica é responsável pelo sucesso alcançado até o momento. Sem o engajamento e o envolvimento de todos em todas as etapas do processo não seria possível alcançar os resultados de hoje.

“Nossa melhor avaliação dos trabalhos realizados junto ao Beonly são os resultados gerados pela solução. Os números são surpreendentes e as expectativas ainda melhores. Desde que iniciamos o projeto, nossos números melhoram a cada mês e a personalização torna-se cada vez mais importante para a navegação dos nossos clientes”.

(Ricardo Novaes Dagios, diretor da Fibra Cirúrgica)

Sobre o Beonly

O Beonly é uma solução de Personalização Web que produz experiências de compra melhores para os clientes e gera resultados de vendas melhores para o e-commerce. Ou seja, transforma em tempo real a experiência de compra, criando jornadas únicas, relevantes e pessoais que geram muito mais vendas.

Com o Beonly, a personalização alavanca mais conversão e faturamento por cliente e garante mais ROI e resultados no e-commerce entendendo os clientes cada vez mais.

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