Participação do e-commerce no varejo: recorde com vendas da Black Friday

por Redação Beonly
10 de novembro de 2021

De acordo com dados da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), as vendas pela internet correspondem atualmente a 11,6% do setor varejista no Brasil. Na avaliação da entidade, o desempenho aponta para a consolidação do e-commerce entre os consumidores brasileiros.

A tendência de maior participação do comércio eletrônico se assentou em abril de 2020, por causa do começo da pandemia. Naquele mês, o e-commerce registrou pela primeira vez uma participação no varejo acima dos 10%, chegando a 11,1%.

Com a proximidade da Black Friday, semana do dia 26 de novembro, a expectativa é que, mesmo com o avanço da vacinação e a redução nos casos de Covid-19 (permitindo a maior circulação de pessoas no comércio físico), o recorde registrado em novembro de 2020 (14,4%) seja batido e as vendas online alcancem um percentual maior dentro do setor varejista.

Projeção de 18,7% de participação

A ABComm projeta que, com as vendas da Black Friday 2021, o percentual do comércio eletrônico no varejo brasileiro deve chegar 18,7%. A expectativa da entidade é que os resultados da data sejam melhores na comparação com 2020. A projeção é de um crescimento de 25% no faturamento.

Entre os fatores para a estimativa positiva da entidade, destaque para o aumento no número de lojas virtuais (mais de 160 mil desde 2020) e a participação dos novos consumidores online que aderiram ao e-commerce na pandemia e tornaram-se frequentes nas lojas virtuais.

Confirmada a projeção, a entidade estima que a participação do e-commerce no varejo em 2021 deve ficar em 11,6% contra 9,6% em 2020. O faturamento de setor deve fechar o ano em 18,5%, segundo a ABComm.

Prepare-se para as datas quentes do varejo com o Beonly

Quer vender mais na Black Friday? Experimente a solução de Personalização Web do Beonly.

Na Black Friday de 2020, o Beonly gerou 50 milhões de interações únicas e personalizadas nas 40 lojas virtuais que já utilizam a solução. No total, os clientes somaram R$ 2,3 milhões de receita transacionada pelo Beonly. Além disso, a solução também gerou 5.187 pedidos e impactou 67 mil pessoas com interações.

Experimente o BEONLY na sua loja virtual!

teste