O que diz a pesquisa do Google sobre a Black Friday 2021

por Redação Beonly
5 de novembro de 2021

64% dos brasileiros têm intenção de comprar na Black Friday de 2021. Este é um dos resultados da pesquisa inédita encomendada pelo Google e apresentada no evento Black Friday Connections. A pesquisa ouviu 500 entrevistados em setembro e teve foco no comportamento que o consumidor deve adotar nas compras da data mais quente do varejo online deste ano.

Na análise do Google, a Black Friday 2021 será única e inédita por causa dos quase dois anos de pandemia e da retomada da “vida social” decorrente do avanço na vacinação contra a Covid-19 e a redução de casos e mortes.

“A data neste ano não será uma reedição de 2020 e nem uma retomada de 2019, mas sim um recomeço, pois representa a inauguração de uma nova fase, um novo jeito de comprar”

(Gleidys Salvanha, diretora de negócios para o Varejo do Google Brasil)

Quem é o consumidor da Black Friday 2021

A pesquisa do Google identificou dois perfis distintos do consumidor brasileiro em relação à Black Friday deste ano. Entre os entrevistados, 44% se declararam mais cautelosos, enquanto 56% se disseram mais abertos para as compras.

O mais cauteloso

Dos 44% mais cautelosos, 25% estão economizando dinheiro para necessidades futuras e 19% só compraram nesta Black Friday se encontrarem ofertas com descontos realmente atrativos.

Os consumidores com perfil mais cauteloso, 49% disseram à pesquisa do Google que pretende comprar na Black Friday.

Aliás, em uma pesquisa anterior do próprio Google, grandes descontos e preços baixos foram apontados com fatores decisivos para fazer até o consumidor mais cauteloso gastar na Black Friday. Entre mil entrevistados, 31% pediram isso para os lojistas.

O mais aberto

No caso dos 56% dos consumidores que responderam ao Google que estão dispostos a comprar na Black Friday, 37% disseram estar economizando para a edição deste ano.

37% desejam comprar mais em 2021 porque não compraram em 2020, enquanto 6% querem aproveitar a data para presentear amigos e parentes.

84% planejam comprar na Black Friday e 42% deles já estão pesquisando por promoções.

Expectativas dos consumidores

71% dos consumidores mais dispostos a comprar na Black Friday disseram à pesquisa do Google que estão confiantes de que sua situação financeira irá melhorar até o final de 2021. A mesma expectativa é compartilhada por 56% dos consumidores mais cautelosos.

Produtos favoritos dos brasileiros na Black Friday 2021

A pesquisa do Google também apontou quais são os produtos mais desejados pelos consumidores brasileiros na Black Friday 2021. Destaque para o segmento de Vestuário e para o equilíbrio nos percentuais até o quinto colocado da lista. Confira.

Vestuário: 62%

Celulares: 40%

Livros e Papelaria: 38%

Calçados: 33%

Cuidado pessoal: 27%

Computadores: 26%

Comidas: 23%

Móveis: 19%

Eletroportáteis: 17%

TVs: 16%

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