A pandemia do coronavírus mudou hábitos de consumo e a compra online ajudou a expandir o e-commerce no Brasil. Houve um aumento nas vendas pela internet, mas também um crescimento na concorrência com a chegada de novas lojas virtuais, como revela a 7ª edição da pesquisa “Perfil do E-Commerce Brasileiro”, parceria do PayPal Brasil e da BigDataCorp.
Atualmente, existem cerca de 1,59 milhão de sites de vendas em atividade no país. De acordo com o levantamento, nos últimos 12 meses, entre julho de 2020 e julho de 2021, o número de lojas no comércio eletrônico cresceu 22,05% em comparação com os 12 meses anteriores (de 2019 para 2020). No total, só no período pesquisado, foram contabilizadas 288 mil novas lojas online, o que significa, em média, 789 lojas criadas por dia.
Confira outros dados da pesquisa.
Uso de marketplaces
De acordo com a pesquisa, 372 mil empresas vendem em algum dos 20 principais marketplaces que atuam no Brasil. Desse total, mais da metade (55,20%) só vende pela internet usando um shopping virtual, enquanto 44,80% usam o marketplace, mas também possuem site próprio.
Distribuição geográfica
A pesquisa releva também que houve uma desconcentração do e-commerce nos últimos 12 meses. São Paulo caiu de 60% para 51,8% do total de lojas online no país. Os estados de Minas Gerais (+7,24%) e Paraná (+7,01%) foram os mais destacaram no período pesquisado em termos de volume de lojas virtuais.
Espaço para crescer
Conforme o histórico da pesquisa PayPal Brasil e da BigDataCorp, desde 2015, o ritmo de crescimento do comércio eletrônico brasileiro alcança uma taxa de 23,69% ao ano. E ainda que o setor tenha experimento uma expansão “forçada”, em decorrência da pandemia do coronavírus, a pesquisa indica haver espaço para crescimento e a chegada de novas lojas virtuais. Isso porque apenas 6,19% do varejo faz vendas pela internet.
Assista reportagem do Jornal da Band sobre o aumento no número de lojas online
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