Estudo aponta interesse do consumidor em pagar suas compras com PIX

por Redação Beonly
9 de junho de 2021

Já é possível pagar com PIX seu pedido no iFood e, em breve, o pagamento instantâneo poderá ser usando também nas compras da gigante Amazon, como confirmou o gerente geral da empresa do Brasil, Daniel Mazini. O movimento vai ao encontro do que apresentaram diferentes listas de tendências do e-commerce para 2021, destacando a praticidade e a rápida popularização do PIX, lançado em novembro de 2020.

Um estudo da Capterra, plataforma de busca e comparação de softwares, confirmou a aceitação do PIX entre os consumidores brasileiros e o interesse em usar cada vez mais essa forma de pagamento. Foram ouvidos 1.102 entrevistados de todas as regiões do Brasil entre os dias 12 e 18 de maio.

A maioria dos entrevistados (51%) declarou usar o PIX de 1 a 4 vezes por mês. Esse percentual deve aumentar porque 84% disseram estar dispostos a alterar a forma de pagamento, tanto para compras online quanto em lojas físicas, caso o estabelecimento passe a aceitar pagamentos via PIX.

“É interessante que o varejo (online e físico) amplie sua oferta de sistemas de pagamentos para suprir as demandas que surgem com o lançamento de novos métodos”.

(Marcela Gava, analista responsável pelo estudo).

Confiança em alta

Um dos fatores que ajudou na rápida aceitação do PIX foi o fato da maioria dos usuários de aplicativos bancários já estar acostumado com transações online como TED e DOC, por exemplo.

Por isso, o estudo apontou que 76% dos usuários entrevistados disseram ter um alto grau de confiança em fazer pagamentos com PIX. Desse total, o percentual maior (85%) está entre os mais jovens, de 18 a 22 anos, enquanto cai para 71% entre os mais idosos (56 a 65 anos).

De acordo com os dados levantados, 68% declarou alta confiança no PIX para a transferência de quantias maiores, 27% ter uma confiança média e 5% ter baixa confiança.

“A incidência da ‘alta confiança’ em diferentes pontos do estudo atesta não apenas o ganho de credibilidade do sistema PIX, mas expõe também a rápida adoção do brasileiro a novos e mais modernos métodos de pagamento”.

(Marcela Gava, analista responsável pelo estudo)

Dados sobre o PIX

O PIX completou seis meses de operação no dia 16 de maio e o levantamento do Banco Central aponta que já existem mais de 242  milhões de chaves PIX cadastradas, sendo 83 milhões de usuários pessoas físicas e mais de 5,5 milhões de empresas.

Desde o lançamento, aproximadamente 75 milhões de brasileiros (45% da população adulta do Brasil) usaram o PIX, seja para pagar ou receber.

Em abril, a quantidade de PIX superou a quantidade de TED, DOC, cheque e boleto somados. As transações realizadas pelo PIX (1,547 bilhões) já foram responsáveis pela movimentação de mais de R$ 1,109 trilhões.

Experimente o BEONLY na sua loja virtual

teste