O desempenho do comércio eletrônico brasileiro em 2020, impulsionado pelas restrições de compras no varejo físico decorrentes da pandemia do coronavírus, gerou expectativas sobre como o setor se comportaria em 2021. Pelos números do primeiro trimestre, o e-commerce entrou o ano mantendo os índices positivos de 2020.
Crescimento nas vendas online
De acordo com o relatório da consultoria Neotrust, nos três primeiros meses de 2021 o comércio eletrônico registrou um total de 78,5 milhões de compras pela internet, representando um aumento de 57,4% em comparação a janeiro, fevereiro e março de 2020. O faturamento no período alcançou a marca de R$ 35,2 bilhões, alta de 72,2% em relação ao primeiro trimestre do ano passado.
Na avaliação de Fabrício Dantas, CEO da Neotrust, o desempenho positivo tem relação com o agravamento da pandemia:
“No começo deste ano de 2021 havia uma expectativa de redução da intensidade da expansão, mas com a chegada da nova variante do Covid-19 e, consequentemente, da segunda onda de contaminação que atinge nosso país, nos deparamos com uma evolução ainda mais intensa das vendas no e-commerce não somente brasileiro, mas ao redor do mundo”.
Além dos reflexos da pandemia, o crescimento nas vendas pela internet foi influenciado também pelas promoções realizadas pelas lojas nos primeiros meses de 2021. Segundo o relatório, março, quando ocorreu o Dia do Consumidor, apelidado de “Black Friday do primeiro semestre”, entrou para a história como o segundo mês de maior volume em vendas do e-commerce brasileiro. Perdeu apenas para novembro de 2020, impactado pela maior Black Friday de todos os tempos.
Comportamento e perfil dos consumidores online
Com a pandemia, muitos brasileiros compraram pela primeira vez pela internet em 2020. Por isso, era de se esperar que o número de novos compradores online registrasse queda com o passar do tempo.
Segundo a Neotrust, a quantidade de novos consumidores teve queda de 16,4% na comparação com o primeiro trimestre de 2020. O percentual representa 3,8 milhões de consumidores comprando pela primeira vez online.
O levantamento da Neotrust apontou um aumentou de 9,4% no ticket médio nas compras online no primeiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2020, ficando em R$ 447,90.
Ainda sobre o comportamento e o perfil do consumidor online, o relatório indicou os seguintes dados:
- Mulheres compram mais: 58,1%
- Homens gastam mais: R$ 538,20 como ticket médio
- 33,9% do total dos consumidores tem entre 36 e 50 anos, seguido pelos consumidores de 26 a 35 anos (31,1%), até 25 anos (19%) e mais de 51 (14%).
- 37 anos é a idade média do consumidor online brasileiro segundo o relatório Neotrust.
Produtos em destaque no varejo online
De acordo com o relatório Neoatrust, no primeiro trimestre de 2021, o comportamento do consumidor manteve o padrão a outros períodos: produtos com ticket médio mais baixo foram os mais procurados, e os produtos mais caros responderam pelos maiores faturamentos.
Top 3 com maior número de pedidos
☑️ Moda e acessórios: 16,5%;
☑️ Beleza, perfumaria e saúde: 15,2%; e
☑️ Entretenimento: 12,6%.
Top 3 com melhor faturamento
☑️ Telefonia: 21,2%;
☑️ Eletrodomésticos e ventilação: 17%; e
☑️Entretenimento: 12,4%.